O Drama da Dinâmica narrativa

(Um grupo de cinco professores discutem, enquanto almoçam no refeitório da Universidade onde lecionam, a prisão de dois colegas pelo envolvimento em um crime ocorrido no inverno passado)


--- Algum de nós é realmente capaz de descrever honestamente o caráter de alguém? 

--- como assim? 

--- isso mesmo que vcs ouviram, descrevê-lo de forma que os ouvintes e leitores alcancem captar as sutilezas profundas do caráter de um personagem. Tenho me perguntado se somos mesmo capazes de despertar esse demônio em nossos alunos. São todos, em minha opniâo, tâo desprovidos de sangue, ossos, sal, veneno. Diariamente milhares de nós debilitam fígados, pulmões e o mercado editorial envolvidos nessa tarefa. A meu ver necessitamos mesmo é de alunos de diferentes classes sociais,  que nos atravessem o peito com realidades. Quando foi mesmo que a carreira de escritor se transformou em algo tâo banal?

--- Grandes escritores nâo se formam acumulando conhecimento somente sobre adjetivos e orações. 

--- Ou desistiram por achar que nâo conheciam bem a gramática?

--- Ou transformaram-se em fugitivos.

--- Bem lembrado, O julgamento dele será esse mês. 

--- Esse é realmente seu nome, sabiam? E acreditem, namorava uma aluna de filosofia chamada Africa.

--- Que personagem. Quase morreu num incêndio ao tentar queimar os manuscritos.

--- Já o viram no refeitório literalmente comendo páginas de livros de Baudelaire.

--- Sério? 

--- Sim. Com azeite e sal.

--- Mentira.

--- Estou te dizendo. 

--- Era um provocador, gostava de atrair atenção.

--- Ele chegou a ser cotado para ser publicado pela Editora Caminho das Águas. 

--- Como mesmo que se chamava o romance, algum de vocês o leram?

--- Eletrozonas.   

--- Soube por Núbia Matta que a coisa chegou a tal ponto que suspenderam a edição. Me contou que Oceano entrava em sua sala quase todos os dias com anotações que gostaria de acrescentar ou retirar do original, as trazia escrita em guardanapos, cupons de nota fiscal, recibos...  

--- Ele foi um dos mais destacados alunos de Edgar e Aquino em Escrita criativa na turma de 2016, gostavam de rivalizar com os métodos e devotavam certo fanatismo por adjetivos atomizamos, ---"dissecar e extrair o instantâneo da ação" Repetiam. 

--- Deveríamos incentivar a criação de mais vagas para bolsistas.

--- Como assim "um dia desses li algo"? Saiu em todos os jornais que a evidência teria sido encontrada no porta luvas de um carro locado por Oceano na semana seguinte ao Crime. 

--- Um livro de Gramática! Nada mais original.

--- Pertencente a biblioteca dessa instituição e, pelo que tudo indica, contendo dezena, senão centenas, de impressões digitais de nossos alunos e professores, o que iria dificultar a identificação do criminoso.

--- Muitos irão ser convocados a depor. Isso sem duvidas irá alterar a rotina dessa instituição.

--- Que loucura, tudo muito ao estilo do Edgar e Aquino. Aqueles dois eram loucos por evidências em suas tramas. 

---  E pelas alunas também... (rs)

--- "as melhores caracterizações estão mesmo é nas portas dos botecos mais sujos, delegacias, ruas do comércio popular, competições ilegais, feiras clandestinas, aniversários de mafiosos e prostitutas. Tem sempre alguém dando dinâmica a conversa embalado pela descrição do caráter de algum desafeto, figuras urbanas, casos e causos".  Um de seus personagem diz isso em seu livro. 

---  ´´ É sobre isso, sempre foi. Conseguir condensar toda uma trama na dinâmica de um único encontro. Como quando nos chocamos distraídos, ou com pressa, com alguém entre a multidão. Esse olhar, essas palavras nâo ditas, esse raio-X instantâneo. Se congelar-mos a imagem, enquadrá-la para melhor capta-la, seriamos capazes, talvez, de visualizar as emoções causada pelo susto, surpresa,  esse pré-conceito meteórico.  Nossos melhores resultados seriam extraídos então através do congelamento da ação,  seria esse o efeito que uma boa narrativa teria que causar no leitor, já que este não conta com os recursos do cinema para explorar os detalhes da cena´´

--- Já sâo quase 17hs, prometi a Asia pegar as crianças na escola. Nâo esqueçam do jantar na quinta. 

--- O novo namorado de Glaucia faz parte da orquestra municipal, exijam que o convide, assim finalmente teremos um encontro onde poderemos escutar alguém tocar uma musica inteira no piano. 

--- Outra coisa: Asia me pediu para avisarem a vocês que dessa vez usem um taxi.


Comentários

Postagens mais visitadas