Systembolaget



A empresa estatal sueca, Systembolaget, foi criada em 1955 e desde então possui o total controle nas vendas de bebidas alcoólicas com o teor superior a 3,5%. Com 410 lojas espalhadas por toda Suécia (abertas de segunda à sábado entre 08:00 e 19:00hs) o Systembolaget disponibiliza 3000 artigos entre diversas marcas de cervejas, vinho, licores, espumantes, aguardentes, etc... provenientes de cerca de 40 países. O controle rigoroso da venda, assim como a imposição de elevados impostos sobre estas bebidas, fazem parte da severa política sueca para evitar os problemas causados pelo consumo exagerado de álcool.
Andei conversando com alguns amigos suecos e constatei que as opniões andam bem equilibradas, enquanto uns aguardam ansiosos pela substituição do sistema outros afirmam ter havido um decréscimo substancial no consumo exagerado de álcool no país. Os altos impostos cobrados pelo sistema são revertidos para o tratamento das pessoas que porventura venham a desenvolver problemas de saúde relacionados ao consumo exagerado. Fico aqui tentando imaginar como que os brasileiros reagiriam a tal sistema, ia ser muito interessante tomar para o estado(o que seria uma festa para os corruptos de plantão) esses mega lucros provindos da venda de bebidas alcoólicas, ainda mais em se tratando de Brasil, país que provavelmente está entre os primeiros quando se trata de consumo alcoólico e de todos os problemas relacionados.



Vou deixar aqui uma pergunta para os leitores do alvosurbanos: Vocês são contra ou a favor ao controle estatal na venda de bebidas alcoólicas?

Comentários

Unknown disse…
fala cabral!! Sou muito a favor de um controle do uso de alcool aqui no Brasill.. Um fator dos maiores indices de acidentes familiares, no transito e saude do nosso país.. Porém a pergunta é se esse controle vai ser feito de maneira justa e confiavel!! ja que impostos nesse lugar nao parecem ser usados para os devidos fins!!

Muito bom toda suas palavras e visões nesse verão europeu!!

Da pra ver nas pessoas, plantas e animais a felicidade de um verão lindo e colorido!!

O inverno é um sofrimento para todos.. mas quem sabe necessário para se dar alguns valores a simples toques da natureza.
Fabio Tihara disse…
Olha sinceramente sou contra essa lei aqui no Brasil...primeiro porque não temos uma cultura a favor das leis que são impostas aqui no Brasil e segundo porque acho que o Estado já tem muito poder em suas mãos e ja ta se embananando todo...creio que o Brasil precisa de educação...essa é a palavra de ordem: EDUCAÇÃO com isso resolveremos boa parte dos nossos mais graves problemas!!!abraço e boa questão

Postagens mais visitadas